Dançarino, professor e coreográfo.
Adílio Porto trabalha com dança desde 1988. Ele começou a sua carreira profissional quando o Jaime Arouxa o convidou para entrar na Academia de Dança do Jaime no Botafogo (Rio de Janeiro), depois de ver o Adilio dançando no 1º Competição de Lambada no “Roxy Roller”.
Ele entrou para a companhia de dança do Jaime Arouxa e começou a trabalhar com professor de dança na sua academia. Adilio trabalhou durante 10 anos e o Jaime Arouxa o considera um dos melhores dançarinos no mundo. Ele divide sua carreira em duas partes: antes e depois de ter trabalhado com o Jaime Arouxa.
Depois de trabalhar com Lambada, Adilio começou a espalhar o ritmo do Zouk Love por todo o Brasil. Este foi um sucesso para ambos e Jaime começou com novas academias de dança em diversas cidades do Brasil. Adilio foi enviado ao Brasil para ensinar o Zouk Love.
Adilio participou de diferentes eventos como congressos, filmes, televisão, teatros e shows. Os meios de comunicação e os professores no Brasil consideram Adílio como o melhor dançarino e professor de Zouk do Brasil no mundo .
Adilio ensinou a maioria dos professores de Zouk no Brasil o que sabem. A maior companhia de dança especializada em Zouk brasileiro era de propriedade de Adílio e agora é gerenciada por sua ex-mulher e ex parceira de dança Renata Peçanha
Adilio atualmente trabalha na Europa. É seu objetivo usar suas experiências do Brasil para crescer o conhecimento das danças brasileiras na Europa e Austrália.
Adilio Porto organizou 2 congressos: Zurick Zouk Congress e Sydney Zouk Festival.
Adilio porto costuma dizer: Vamos pensar sobre a dança e vamos nos unir para que todas as pessoas que não dançam ficarem conhecendo a dança e a alegria que ela pode nos trazer. Vida longa à dança. A vida é muito mais feliz quando estamos dançando.