Ana Cláudia Maldonado, natural de Belo Horizonte, conheceu a Dança de Salão em 2003, onde iniciou suas aulas como aluna, bolsista e professora assistente na escola Passo Básico em BH. Desde o início se dedicou profundamente ao aprendizado técnico de todos os ritmos frequentando inúmeros congressos nacionais e internacionais sendo formada e instruída pelos mais renomados profissionais e maestros da dança.

Foi estudante do curso de Pedagogia do Movimento para o ensino da Dança, pela UFMG e constantemente estuda e recicla seus conhecimentos na área com profissionais renomados da atualidade. Desenvolve uma didática de ensino onde a estética da dança, a qualidade técnica, a prevenção de lesões pela forma da execução, a plástica dos movimentos e o resgate à valorização do par, são as principais características do seu trabalho. Ministra aulas de Dança de Salão, representando todos os ritmos a dois, além de montagens coreográficas para casamentos, debutantes, bodas e participação em eventos empresariais.

Foi vice-campeã mundial de Zouk-Lambada na categoria profissional no Campeonato Mundial em Porto Seguro do Berg Congress 2009.Foi convidada para ministrar aulas em vários congressos de zouk em Porto Seguro nos anos de 2010, 2012, 2013 e 2015 e em São Paulo, em 2011 na Semana Latina de Dança.Figurinista de três edições do Show de Mari Moraes que a cada edição prestigia um estilo musical. Estreou no espetáculo DEZENCONTROS como dançarina, membro da Cia de Tango Argentino de BH nos anos de 2014 e 2015. E agora em 2016, estreou em dois espetáculos de Tango na 42ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança em BH: Tango Nuestro Baile e Buenos Aires 9090.