Dançarino há 27 anos, professor de danças há 24; Bacharel e Licenciado em Educação Física, onde apresentou uma monografia sobre Lambada e seus movimentos corporais (1997), Renato Dias já ministrou aulas em dezenas de Congressos no Brasil, Ásia e Europa. Ministrou aulas, cursos e workshops em vários países da Europa, residiu na Holanda (2007 e 2008) e é o criador (1993) da “Lambada/Zouk a 3”, (dança com duas damas em que estas fazem movimentos diferenciados, uma em relação a outra).

Participou de todas as Edições do Congresso Mundial de Porto Seguro e, nessa cidade, passou 17 verões (1991 a 2007), além de ir todos os outros anos (2008 ­ 2016), a fim de aprimorar sua técnica e ensinar esta dança. Ao mesmo tempo, criou um método de ensino ao qual o aluno tende a um aprendizado rápido e técnico.

Na música, seu trabalho mais conhecido foi a música “Dança do Patinho” de sua autoria. Esta, estourou nas paradas de sucesso em todo Brasil (Rádios e televisões) e fez com que Renato Dias, suas músicas e suas coreografias, tivessem grande visibilidade e número de shows, ao longo de muitos anos.

Atualmente é proprietário do estúdio “Casa de Salão/ Renato Dias” no Rio de Janeiro, onde faz a festa “Zouk’n Casa”, todas as Sextas (há 4 anos e meio); a festa “Zouk World”, que uma vez por ano reúne pessoas de todo o mundo (há 9 anos), ministra aulas de Zouk­Lambada, Samba de Gafieira, Salsa, Forró, Lambaeróbica, Kizomba etc e promove eventos sociais com ênfase na música ao vivo.

Idealizador, cantor, compositor, instrumentista e produtor musical da Banda Zouk Moi (primeira banda de Zouk do Rio de Janeiro / 2006­atual), gravou em 2014, o DVD desta, em um show ao vivo.

Abaixo, o link com o primeiro show de Renato Dias na Europa (Improvisação “Lambada/Zouk a 3” ­2007)